Por: Litoral Sul | 22/03/2019

Uma ação em parceria entre a Fundação do Meio Ambiente de Içara (Fundai), a Cooperativa de Agricultura Familiar (Coopafi) e Empresa Minamel levou os alunos do oitavo ano da Escola São Rafael a uma visita, nesta sexta-feira, 22, a propriedade da senhora Dalvaci Gabriel, em Vila São Pedro, no interior de Içara, para conhecer mais sobre a importância das nascentes.

Ao todo 21 alunos puderam conhecer a nascente e entender sobre a necessidade de preservação dos recursos hídricos, além de observar o funcionamento do sistema de irrigação dos alimentos orgânicos.

A responsável pela coleta seletiva e educação ambiental da Fundai, Taynan Toretti, explicou sobre os benefícios oferecidos pelas nascentes e como elas devem ser conservadas. “Se tratando de educação ambiental em todas as datas alusivas a respeito do meio ambiente nós buscamos focar envolver o trabalho junto às escolas por consideramos que é um público viável para que se conscientizem”, colocou.

“Essa visita de estudos nos proporciona conhecer a necessidade que temos de preservar para contribuir como meio ambiente”, disse o aluno Mateus de Souza Warmling.

A coordenadora da Escola São Rafael, Néli Marcos de Souza, acredita que foi uma grande oportunidade para a satisfazer a curiosidade dos estudantes e assim, conscientizá-los no sentido da conservação. “Os alunos têm o poder de aprender e levar seus conhecimentos a diante, por tanto a importância de eles conhecerem os recursos da natureza e se conscientizarem para a questão da preservação”, comentou.

“A nascente abastece a plantação orgânica, talvez esteja aí o enriquecimento dessa propriedade que aproveita recursos totalmente naturais para levar os alimentos até as nossas escolas”, destacou o superintendente da Fundai, Luciano Serafin Cardoso.