Por: Litoral Sul | 14/08/2019

Participantes da segunda edição do Motiva Jovem, projeto desenvolvido pelo Programa da Coordenadoria da Juventude de Criciúma, visitaram a Associação Empresarial de Criciúma (Acic) na tarde desta quarta-feira, 14. Após a visita pela estrutura da associação, liderada pela diretora executiva da Acic, Maria Julita Volpato Gomes, os jovens foram encaminhados para uma conversa sobre empreendedorismo, arquitetura, maquiagem e associativismo com a arquiteta e maquiadora Fernanda Bortolotto, também diretora executiva da Associação dos Jovens Empreendedores de Criciúma (AJE).

Entre em nosso grupo e receba as notícias no seu celular. Clique aqui

“A AJE é parceira neste projeto desde o início, acho que tem tudo a ver com o que pensamos. Queremos integrar todos os polos: academia, setor privado e público, junto a coordenadoria da juventude. Esta iniciativa é um aprendizado tremendo para esse pessoal que está tendo as aulas e conhecendo novas oportunidades. Nosso objetivo é fomentar o empreendedorismo para que eles possam ou montar seu próprio negócio ou exercer melhor a sua função na empresa que trabalham”, comenta o presidente da AJE, Édio Castanhel Filho.

A primeira edição do programa aconteceu no Bairro Tereza Cristina, capacitando quatro jovens. Este mês atendeu os jovens do Bairro Vila Miguel e contou com 11 participantes. Já em setembro, o curso será no Cristo Redentor. As aulas são realizadas nos Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) de cada bairro onde também são feitas as inscrições.

Capacitação para abrir o próprio negócio

 Bianca Sardinha buscou o curso para se capacitar melhor. A jovem trabalha fazendo massagem estética, modeladora e drenagens. “Queria abrir meu próprio negócio, só que eu tinha muitas dúvidas sobre como divulgar meu produto e como fazer o negócio crescer. No começo, desisti porque não conseguia clientes. O curso me esclareceu bastante, comecei o meu negócio novamente e estou desenvolvendo bem melhor, já estou recebendo clientes na minha casa enquanto ainda não adquiro meu espaço para as massagens”, ressalta Bianca.

O projeto Motiva Jovem trabalha com as disciplinas de Introdução ao Empreendedorismo, Plano de Negócios, Planejamento Estratégico, Marketing e Inovação, Gestão de Pessoas, Administração Financeira e Redes Sociais para Negócios com duas semanas de treinamento por meio de professores voluntários.

“Procurei o programa porque quero abrir meu próprio negócio. Eu vendo trufas, mas não sabia o cálculo que precisava fazer e quanto tinha que ganhar, e com esse curso estou aprendendo tudo certinho. As aulas abriram meus olhos para melhorar meu negócio e quero continuar fazendo cursos como esse e ir me aprofundando”, destaca a vendedora de trufas, Izaura Regina Abrão.