Notícias de Criciúma e Região

Aberta a temporada de observação das baleias francas

Julho chegou e com ele também é aguardada a chegada das baleias-francas ao Litoral Sul catarinense. De julho a novembro, esses mamíferos gigantes escolhem as águas mais quentes deste lado do Oceano Atlântico para o seu período de reprodução e amamentação, por isso, muitos filhotes também podem ser vistos durante a temporada de visitação das baleias. Anualmente, a vinda delas atrai milhares de turistas para a chamada Rota da Baleia Franca (RBF).

Idealizada pelo Sebrae/SC, a RBF é composta pelos municípios de Laguna, Imbituba e Garopaba. O objetivo dela é desenvolver e fortalecer o turismo e, consequentemente, a economia dos três municípios e da região Sul como um todo, atraindo cada vez mais visitantes e garantindo o sucesso dos parceiros locais. Além de catarinenses e turistas dos estados vizinhos, também são aguardadas pessoas de países como Argentina, Uruguai e Paraguai, além de estados e países mais distantes.

E para dar início à temporada 2019 de observação das baleias-francas, a RBF promove um evento de abertura da temporada, o qual contará com apresentações culturais e com a presença do ex-prefeito de Gramado (RS), Pedro Bertolucci. Ele falará sobre as estratégias aplicadas para transformar a cidade de Gramado em um case de sucesso quando o assunto é o turismo. O encontro é gratuito e será na próxima quinta-feira, dia 11, às 19 horas, no Imbituba Atlético Clube. Para participar, é necessária inscrição prévia no link: https://www.sympla.com.br/abertura-da-temporada-da-baleia-franca__549163.

A princípio, segundo a secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Imbituba, Carina Ferreira, as baleias-francas já estão chegando ao estado, pois há informações de que a primeira delas já foi vista na região de Bombinhas.

“A parceria entre Imbituba, Garopaba e Laguna, junto ao Sebrae/SC, é justamente para consolidar a Rota da Baleia Franca como um destino turístico. Por isso, a escolha de trazer o ex-prefeito de Gramado, tendo como base que, atualmente, Gramado é uma das cidades mais visitadas no Brasil e já tem uma característica turística bastante consolidada. Queremos trocar ideias e buscar um pouco mais de conhecimento sobre como foi possível fazer isso”, destaca Carina.

A analista da Gerência Regional Sul do Sebrae/SC, Juliana Ghizzo, afirma que a expetativa é bastante positiva para esta temporada. “O envolvimento da comunidade e dos empreendedores que integram a Rota é muito importante para o sucesso do projeto. Todos estão muito engajados e em constante capacitação para receber bem os visitantes”, finaliza.

Você também pode gostar